top of page

As diferenças entre os testes de COVID

Foto do escritor: InstitucionalInstitucional

Atualizado: 24 de mai. de 2021


COVID-19 (do inglês: "Coronavirus Disease 2019", em português: "Doença por Coronavírus – 2019") é uma doença infeciosa causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2).


Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca e cansaço. Entre outros sintomas menos comuns estão dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, congestão nasal, conjuntivite, perda do olfato e do paladar e erupções cutâneas. Cerca de 80% das infeções pelo SARS-CoV-2 confirmadas têm sintomas ligeiros de COVID-19 ou são assintomáticos, e a maioria recupera sem sequelas. No entanto, 15% das infeções resultam em COVID-19 severa com necessidade de oxigénio e 5% são infeções muito graves que necessitam de ventilação assistida em ambiente hospitalar. Os casos mais graves podem evoluir para pneumonia grave com insuficiência respiratória grave, septicémia, falência de vários órgãos e morte.Entre os sinais de agravamento da doença estão a falta de ar, dor ou pressão no peito, dedos de tom azul ou perturbações na fala e no movimento. O agravamento pode ser súbito, ocorre geralmente durante a segunda semana e requer atenção médica urgente.






Cotonete – Swab – RT PCR para COVID19

Objetivo: Saber se foi detectada ou não a presença do virus.

Periodo: até 10o dia apartir do inicio dos sintomas.

Ou para saber se está transmitindo o virus Covid19!

Resultado do exame em: 96 horas (4 dias)


Teste sorológico QUANTITATIVO IgM e IgG

Objetivo: Saber a quantidade momentânea de imunidade adquirida ou não, do virus.

Periodo: Apartir do 10o dia do inicio dos sintomas.

Ou para saber se já teve Covid19!

Resultado do exame em: 72 horas


O atendimento é por ordem de chegada, das 7h às 12h de segunda à sexta-feira.


Não precisa de preparo ou jejum para estes exames. Não precisa de requisição médica.



A doença transmite-se através de gotículas produzidas nas vias respiratórias das pessoas infetadas. Ao espirrar ou tossir, estas gotículas podem ser inaladas ou atingir diretamente a boca, nariz ou olhos de pessoas em contacto próximo. Estas gotículas podem também depositar-se em objetos e superfícies próximos que podem infetar quem nelas toque e leve a mão aos olhos, nariz ou boca, embora esta forma de transmissão seja menos comum.


*Nenhum plano de saúde está dando cobertura para estes exames, 
oque pode ser feito é solicitar o reembolso do valor pago.*
Mediante apresentação de Requisição Medica e Nota Fiscal solicitando reembolso ao plano de saúde.



O intervalo de tempo entre a exposição ao vírus e o início dos sintomas é de 2 a 14 dias, sendo em média 5 dias. Entre os fatores de risco estão a idade avançada e doenças crónicas graves como doenças cardiovasculares, diabetes ou doenças pulmonares.O diagnóstico é suspeito com base nos sintomas e fatores de risco e confirmado com ensaios em tempo real de reação em cadeia de polimerase para deteção de ARN do vírus em amostras de muco ou de sangue.Entre as medidas de prevenção estão a lavagem frequente das mãos, evitar o contacto próximo com outras pessoas, evitar tocar com as mãos na cara e o uso de máscara em locais públicos.






Comments


bottom of page