regimento interno
Artigo I
INTRODUÇÃO
Seção 1.01 O Laboratório Dr. Vitor Travassos possui duas rotinas paralelas em atividade simultâneas, sendo estas:
(a) Rotina Clinica
(i) Atividades estas que envolvem cuidado, promoção de saúde, prevenção e/ou terapia pós-dano ou pós-adoecimento, envolvendo escuta, diagnóstico e orientação/tratamento.
(ii) O termo clínica é usualmente atribuído ao espaço de trabalho dos profissionais da saúde, tais como laboratórios, ambulatórios, ou enfermarias.
(b) Rotina Institucional
(i) Atividades estas que envolvem o ato de administrar ou gerir negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços. Gerar um procedimento INSTITUCIONAL que consiste na organização de um grande número de pessoas que precisam atuar em conjunto. É um modelo que se distingue pela divisão do trabalho por metas e alvos, bem como regras, regulamentos e procedimentos, para manter o cumprimento das metas. Gestão e condução de situações a nível recursos, que se relaciona num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns. O termo INSTITUCIONAL refere-se à uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, funções operacionais, funções técnicas, hierarquia e relações impessoais e interpessoais
(ii) Gestão e condução de situações, a nível recursos, que se relaciona num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns. O termo burocrático refere-se à uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, funções operacionais, funções técnicas, hierarquia e relações impessoais e interpessoais.
Artigo iI
CAPTAÇÃO
Seção 1.01 CLÍNICA. Consiste em manter atualizados os procedimento operacionais padrão (POP) como forma de esclarecer às formas de conduta clínica ideais para cada procedimento
Seção 1.02 INSTITUCIONAL. Consiste em manter atualizados os procedimentos operacionais padrão (POP) de forma à esclarecer às formas de conduta ideais para cada procedimento. Manter o controle de compatibilidade da compra com a venda para cada procedimento, convênio, posto, fornecedor, parceiro e o que se fizer necessário.
Artigo iIi
RECEPÇÃO
Seção 1.01
Artigo I. CLÍNICA. Prezar pelas boas práticas de coleta. Padrão de coleta e triagem para envio (ver 6.Processamento). Orientar quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI's). Manter perícias, sigilos e asseio no manuseio do material biológico.
Artigo II. INSTITUCIONAL. Zelar para que todos os atendimentos sejam registrados no Sistema LVT Worklab, antes de iniciarem os procedimentos internos. Informando que caso não sejam realizados os registros, a Equipe de Atendimento (recepção que não cadastrou, e coletor que atendeu sem cadastro) será notificada com ADVERTÊNCIA Á SER ENCAMINHADA PARA CONTABILIDADE, cuja justificativa será “NEGLIGÊNCIA NO REGISTRO DE ENTRADA DE INFORMAÇÕES NO LABORATORIO DR. VITOR TRAVASSOS MEDICINA LABORATORIAL”. Prezar pelas boas práticas de atendimento. Padrão de atendimento e triagem para faturamento ( ver 6.Processamento ). Encaminhar orientações quanto ao uso de equipamentos operacionais de sistemas específicos dos parceiros e gerar procedimentos operacionais padrão (POP). Manter perícias, sigilos e asseio no manuseio dos valores e serviços, prezando nossos parceiros.
PARAGRAFO ÚNICO - Esse procedimento interfere na Administração e Financeiro, e é passivo de justa-causa, em sua negligência. ExemplIficando, assim, quando o cliente chegar no LVT, o atendente deve registrar a entrada no SISTEMALVT Worklab, mantendo a imparcialidade no atendimento, onde realiza procedimento para o nosso cliente cadastrado e o LVT recebe pelo serviço prestado. Atitude que está beneficiando o cliente, e o recebimento dos valores por parte deste cliente. Importante ressaltar à importância do cliente em obedecer as normas estabelecidas para o bom atendimento.
Artigo iv
TRIAGEM
Seção 1.01 CLÍNICA Prezar pelo encaminhamento de forma adequada. Estabelecer regras de manuseio. Gerar logística para manipulação biológica de cada material.
Seção 1.02 INSTITUCIONAL Realizar encaminhamento de forma adequada da fatura. NÃO PERMITIR GLOSAS por erros processuais. Estabelecer regras de conduta grupal. Gerar logística para manipulação financeira de cada valor e fechamento.
Artigo V
ESTOQUE
Seção 1.01 INSUMOS
(a) Insumos Clínicos: Provisionar insumos básicos para o bom funcionamento da rotina clínicas.
(b) Insumos Institucionais: Provisionar insumos básicos para o bom funcionamento da rotina INSTITUCIONAL.
Seção 1.02 MATERIAIS
(a) Materiais Clínicos: Projetar a compra de materiais segundo balanço de estoque e consumo.
(b) Materiais Institucionais: Projetar a compra de materiais segundo balanço de estoque e consumo.
Seção 1.03 MÉTODOS:
(a) Métodos Clínicos: Especificar. Manter atualizados os valores de referência. Gerar padrões de rotina. Monitorar a realização dos padrões.
(b) Métodos Institucionais: Especificar. Manter atualizados os valores de referência. Gerar padrões de rotina. Monitorar a realização dos padrões.
Artigo VI
CQI | CONTROLE QUALIDADE INTERNO
(a) Comunicar liberação de pendências
(b) Gerar previsões e comunicar prazos
(c) Monitorar os recebimentos clínicos: indicar, marcar e realizar nova coleta.
(d) Monitorar os recebimentos burocráticos: indicar, marcar e realizar procedimentos.
(e) Monitorar os recebimentos Institucionais: indicar, marcar e realizar nova fatura.
Artigo ViI
CQE | CONTROLE DE QUALIDADE EXTERNO
Seção 1.01 ORIENTAÇÃO CLÍNICA. A Equipe LVT é caracterizada por treinar o atendimento quanto à abordagem de temas. Sinalizar com conteúdo teórico-prático às maneiras de conduta de exames, patologias, clínicas, e formas de detecção.
Seção 1.02 ORIENTAÇÃO INSTITUCIONAL. A Equipe LVT é caracterizada por multiplicar o atendimento quanto à abordagem no Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC. Sinalizar com conteúdo teórico-prático às maneiras de conduta de convênios, parceiros, clínicas, e formas de pagamento aos demais profissionais da Equipe LVT. Serviço de Atendimento ao Cliente - SAC - atender, informar, sinalizar com conteúdo teórico-prático às maneiras de conduta de convênios, parceiros, clínicas, e formas de pagamento, instruções para exames, procedimentos operacionais padrão no atendimento aos clientes.
Artigo viiI
BALANÇO
Seção 1.01 BALANÇO CLÍNICO: pendências de material, pendências de resultados, pendências de liberação, pendências de nova coleta.
Seção 1.02 BALANÇO INSTITUCIONAL: elaboração de mecanismos de monitoramento e desenvolvimento de ações para cumprimento de metas.
(i) Ver CQI |Controle de Qualidade Interno| Padrão de liberação assistida. dirimir, indicar, padronizar, monitorar lançamento ADMINISTRATIVO: pendências de material, pendências de fatura, pendências de liberação, pendências de nova fatura (revisão, glosa e recebimento, notificação do recebimento às partes envolvidas).
(ii) Ver CQE |Controle de Qualidade Externo| Controle logístico de manipulação. Triagem correta para envio. Padrão de liberação. Padrão de imagem, veiculação e divulgação.
Artigo Ix
CONTÁBIL
Seção 1.01 REGISTROS
(iii)SALÁRIO. O pagamento do salário mensal deve ser efetuado o mais tardar até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido, salvo critério mais favorável previsto em documento coletivo de trabalho da respectiva categoria profissional.
(iv)REMUNERAÇÃO. é a soma do salário contratualmente estipulado (mensal/por hora) com outras vantagens percebidas na vigência do contrato de trabalho, como: horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem, feriado, comissões, gratificações, prêmios, quebra-caixa, gorjetas, ajuda de custos habituais.etc.
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MÉTODO DE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL TRADICIONAL é aquele em que se pagam parcelas suplementares como comissões, porcentagens, prêmios, gratificações ajustadas, diárias para viagem, os adicionais, as gorjetas, etc.
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MÉTODO DE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL POR DESEMPENHO é baseados em cargos e funções estão perdendo espaço para sistemas mais modernos e condizentes com o dinamismo do mercado. Estes sistemas mais modernos baseiam-se em habilidades e competências e que tem como foco, as pessoas. OBS: São verbas que não são consideradas salário, e são consideradas remuneração as quais NÃO SÃO VALORES FONTES para cálculo para 13º. Salário, férias, rescisões e etc.
(v) INSALUBRIDADE. Segundo a CLT, é considerada atividade insalubre aquela em que o trabalhador é exposto a agentes nocivos à saúde acima dos limites tolerados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, sendo indenizado em 20% notado para esta empresa, o grau médio.
(vi)AUXÍLIO TRANSPORTE Caso a passagem custe R$ 5,80 o valor do benefício recebido pelo funcionário é de R$ 237,60 (R$ 5,40 x 44). Como o desconto salarial de VT (VALE TRANSPORTE) é de até 6%. Exemplo: o empregado que recebe R$1.039,00 tem 6% descontado, no valor R$ 62,34 para um valor fixo de passagem de R$237,60. O empregado que possui salário superior à R$4.000,00 terá descontado R$240,00 do seu salário, o valor equivalente ao VT, porque o valor integral do seu VT é inferior aos 6% do salário.
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O direito do trabalhador ao vale-transporte é assegurado pela Lei nº 7.418/85, com a alteração da Lei nº 7.619/87. O benefício deve ser antecipado pelo empregador para cobrir as despesas do empregado no deslocamento residência-trabalho e vice-versa.
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O vale transporte ser suportado, em sua maior parte, pelo empregador, o trabalhador também tem uma cota de participação em seu custeio. Participação essa que corresponde a 6% do valor do seu salário básico, a ser descontado em folha, apenas sobre o salário básico, ou seja, sem incluir outras parcelas salariais que possam compor a remuneração do empregado, como adicionais, gratificações, etc.
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O empregado que não comparecer ao trabalho por motivo particular, de atestado médico, férias, por compensação de dias em haver ou dias abonados em banco de horas, licenças (maternidade, paternidade, remunerada, não remunerada e etc.), não terá direito ao vale-transporte referente ao período do não comparecimento.
(vii)TRIBUTAÇÃO – Custos com funcionário (salário mínimo).
FGTS Anual: 12x 8% do salário ao mês
INSS Anual: 12x 8% do salário ao mês
Sálário nas Férias: Valor integral referentes a dias sem trabalhar
1/ 3 de Férias: Salário/3
13º Salário: Valor referente a dias trabalhados no ano vigente
(viii)FÉRIAS – Atualmente o salário mínimo alcança o valor de R$ 937,00 (novecentos e trinta e sete reais). Assim, tem-se que ⅓ do valor de R$ 1.039,00 é o valor R$ 346,33 (trezentos quarenta e seis reais e trinta e três centavos). Achando o terço constitucional (artigo 7º, inciso XVIII da Constituição Federal) basta somar a remuneração. Via de regra a jornada de trabalho será de 8 horas diárias e 44 horas semanais (determinação do artigo 7º, XIII da Constituição Federal).
(b)RECISÃO - Uma rescisão trabalhista pode ocorrer, basicamente, por cinco motivos. São eles:
(i)Um pedido do próprio funcionário;
(ii)Em acordo de demissão voluntária;
(iii)Rescisão em comum acordo;
(iv)Por vontade do empregador, sem justa causa;
(v)Por vontade do empregador, com justa causa dada pelo trabalhador.
Artigo x
FINANCEIRO
Seção 1.01 REGISTROS
(a) Todos os atendimentos devem estar registrados no Sistema WorklabLVT. Toda ou qualquer alteração na vida financeira da empresa que não estiver devidamente registrada (dia, horário e local correspondente) no Sistema WorklabLVT será apontado como ´NEGLIGÊNCIA´, evento motivador de JUSTA CAUSA. A Equipe de Atendimento do dia, será notificada com ADVERTÊNCIA Á SER ENCAMINHADA PARA CONTABILIDADE, com a descrição: ´NEGLIGÊNCIA NO REGISTRO DE ENTRADA DE INFORMAÇÕES´.
(b) Sistema de Desconto. Quanto maior for à autonomia de ação na execução dos Artigos I ao X, maior será à margem de desconto.
(c) Sistema de Pagamento. De acordo com o serviço a ser realizado. Via Faturamento, Cartão de Crédito ou Débito, Transferência e/ou Dinheiro.
Seção 1.01 DEBITADO DO LVT
(i)CONTAGEM DOS DIAS. Para efeito de determinar o prazo de pagamento, deve ser considerado na contagem dos dias o sábado, excluindo o domingo e feriado (municipal, estadual e/ou federal).
(ii)PAGAMENTO No pagamento é efetuado o contra-recibo, que deverá ser assinado pelo recebedor, em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, se esta não for possível, a seu rogo (em dinheiro); em dia útil e no local do trabalho (ou o próximo dia útil, do/no estabelecimento), dentro do horário do serviço ou imediatamente após o encerramento deste. Para títulos, qrcode, código de barras, é necessário anexar comprovantes.
(a)As JUSTIFICATIVAS ADMINISSÍVEIS sem descontos salariais, são:
(i)até 2 (dois) dias consecutivos em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua Carteira de Trabalho e Previdência Social, viva sob sua dependência econômica, com certidão de óbito;
(ii)até 3 (três) dias consecutivos em virtude de casamento;
(iii)por 5 (cinco) dias em caso de nascimento de filho, no decorrer da primeira semana (licença-paternidade), certidão de nascimento descritiva;
(iv)pelo período de 120 (cento e vinte) dias de licença-maternidade, com atestado médico;
(v)por 2 (duas) semanas em caso de aborto não criminoso, com atestado médico;
(vi)pelo período de 15 (quinze) dias no caso de afastamento por motivo de doença ou acidente de trabalho, mediante atestado médico e observada a legislação previdenciária;
(vii)até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira gestante, com atestado médico;
(viii)por 1 (um) dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica, com atestado médico.
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Faltas podem levar à demissão por justa causa.
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A lei define que o funcionário que falta por 30 dias sem dar satisfação, pode sim ser demitido por justa causa.
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Faltas seguidas é considerada como abandono de emprego.
Seção 1.03INFORMES, COMUNICADOS E ADVERTÊNCIAS
(a) CAUSAS
(b) NORMAS E REGRAS
Artigo Xi
RECURSOS HUMANOS
Seção 1.01 O Laboratório Dr. Vitor Travassos possui a gestão das atividades de acordo com a formação acadêmica, habilidades específicas, metodologias, políticas, técnicas e práticas de cada profissional; com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, com a metodologia base : 5”S”.
Seção 1.02 A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.
Seção 1.03 Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.
(a) Seiri UTILIZAÇÃO Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil. Separar o necessário do desnecessário.
(b) Seiton ORGANIZAÇÃO Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz.
Colocar cada coisa em seu devido lugar.
(c) Seisō LIMPEZA Melhorar o nível de limpeza. Limpar e cuidar do ambiente de trabalho.
(d) Seiketsu PADRONIZAÇÃO Regras a serem seguidas. Criar normas/"standards".
(e) Shitsuke DISCIPLINA Incentivar melhoria contínua. Todos ajudam.
Artigo XIi
DISPOSIÇÕES GERAIS
Seção 1.01Ao final de cada etapa do atendimento, é realizada a conferência e revisão para cumprimento das respectivas metas. Os casos de repetição e confirmação serão devidamente sinalizados com R/C (repetido/confirmado).
Seção 1.02O descumprimento destas, aqui descritas, poderá acarretar em sansões Institucionais e/ou extrajudiciais.
Seção 1.03O presente Regimento Interno poderá ser reformulado, com plena aprovação dos Sócios, sempre que se fizer necessário.
Cabo Frio, às 10h30, de 04 de outubro de 2019.
Ultima alteração em 11 de janeiro de 2021.
LVT Medicina Laboratorial