top of page

TOXICOLÓGICO | Como detectar substâncias através do sangue

Atualizado: 8 de dez. de 2018

Com o objetivo verificar se a pessoa consumiu ou esteve exposta a algum tipo de substância tóxica ou droga nos últimos 90 ou 180 dias, sendo esse exame obrigatório desde 2016 para emissão ou renovação da carteira de motorista das categorias C, D e E, devendo ser realizado em laboratórios autorizados pelo DETRAN. #vitortravassos #credenciado



Os exames toxicológicos existem para detectar se a determinada pessoa fez uso recente ou faz frequentemente uso de drogas ilícitas ou não. Esse teste é realizado em motoristas rodoviários, candidatos de concurso, funcionários de empresas, e em outras ocasiões necessárias. Os tipos de exame toxicológico também são variados porque cada um deles consegue detectar tipos de drogas diferentes e, ainda mais importante, utilizadas em períodos diferentes. Para que você entenda melhor essa afirmação, conheça agora os tipos de exame toxicológico e saiba mais sobre suas diferenças!


O exame toxicológico de sangue é indicado para a detecção de drogas que foram consumidas há pouco tempo. Essa análise consegue identificar a presença de substâncias lícitas, como o álcool, e ilícitas, como a maconha, utilizadas nas últimas horas. Por isso, o teste não é tão utilizado.

Exame toxicológico de sangue

O exame toxicológico de sangue é indicado para a detecção de drogas que foram consumidas há pouco tempo. Essa análise consegue identificar a presença de substâncias lícitas, como o álcool, e ilícitas, como a maconha, utilizadas nas últimas horas. Por isso, o teste não é tão utilizado.


Urina para detectar drogas

Outro tipo de exame toxicológico é o de urina. A detecção de drogas por meia dela não é tão instantânea quanto o sangue, mas também não é tão longa. Essas substâncias permanecem no organismo para serem detectadas neste exame de 2 a 7 dias.

Como as drogas são diluídas pelo fígado até chegar a urina, só é possível identificá-las se consumidas recentemente. Além disso, não é possível verificar se a pessoa é dependente química.


Tipos de exame toxicológico com teste do cabelo

O exame toxicológico com amostras de queratina, também conhecido como teste do cabelo, é a análise com maior janela de detecção e com mais segurança de informações. Com ela, é colhida uma pequena amostra de cabelo, pelos ou raspas da unha do paciente que será usada para a identificação de drogas ilícitas. A queratina, contida nesse material, indicará se nos últimos 90 ou 180 houve uso dessas substâncias e qual foi o seu nível de consumo.

Assim, é possível verificar se a pessoa é dependente química.Você vai postar muito conteúdo atraente. Por isso é importante manter seu blog organizado em categorias que permitem que os visitantes explorem mais os assuntos de seu interesse.

Quais drogas são detectadas nesses tipos de exame toxicológico

De forma geral, nesses tipos de exame toxicológico, são detectadas drogas como as anfetaminas, metanfetaminas, ecstasy, codeína, morfina, heroína, maconha, cocaína, crack e outras substâncias derivadas.

Agora que você já conhece os tipos de exame toxicológico, sabe quais são suas diferenças e porque eles são indicados em determinadas situações. Se você ou os funcionários da sua empresa precisam fazer um exame toxicológico de larga janela de detecção, feitos com amostra de queratina, conte com #laboratório #vitortravassos empresa líder mundial no segmento.

167 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page