top of page

IMC | Para que calculamos o índice de massa corpórea


IMC é a sigla para Índice de Massa Corpórea, parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para calcular o peso ideal de cada pessoa.


IMC é a sigla para Índice de Massa Corpórea, parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para calcular o peso ideal de cada pessoa. O índice é calculado da seguinte maneira: divide-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado.



Qual é o índice ideal?

Diz-se que o indivíduo tem peso normal quando o resultado do IMC está entre 18,5 e 24,9.


"Nosso peso é constituído pelo volume de massa corpórea. Esta estrutura é formada pela soma do peso dos órgãos e produto dos processos digestivos." - Ludmila Travassos, Bióloga Clínica.

Como calcular o índice de massa corporal?

O IMC é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de sobrepeso e obesidade. É calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em metros).

Clique aqui na nossa calculadora digital, e imprima seu cálculo com registro de dia e hora.


'No desenrolar da vida nosso corpo sofre um aumento de tamanho e consequentemente um acréscimo no peso." - Ludmila Travassos, Bióloga Clínica.

Os exercícios de musculação devem ser realizados de forma lenta, principalmente na fase de contração do músculo, isso porque ao realizar esse tipo de movimentação mais fibras vão sendo lesionadas durante a atividade e mais efetivo será o ganho de massa muscular durante o período de recuperação muscular.



O ganho de massa muscular se dá através dos exercícios (estímulo) que geram micro lesões nos músculos, que vão se regenerar através da alimentação, descanso, e hormônios; promovendo o aumento do músculo conforme o estímulo dado.



Ingestão é o consumo de uma substância por um organismo. Nos animais, é normalmente realizada introduzindo a substância no tubo digestivo através da boca, como por exemplo comendo ou bebendo. Em organismos unicelulares, a ingestão pode ter lugar através da absorção da substância pela parede celular.



Por isso, é importante oferecer alimentos saudáveis às crianças e estimulá-las a consumirem frutas, verduras e legumes. Confira dez passos para a boa alimentação infantil: Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.



Acompanhando o crescente interesse da população por programas de condicionamento físico, o Laboratório Dr. Vitor Travassos criou, há sete anos, o Check-up Fitness, que congrega as diversas avaliações necessárias para determinar a aptidão física para o exercício, além de analisar a saúde clínica e o histórico alimentar do paciente. Para tanto, nosso serviço facilita as diretrizes a serem tomadas nas consultas com médico do esporte e nutricionista, bem como de exames complementares. O check-up está indicado para indivíduos sedentários que pretendem iniciar um programa de exercícios, para pessoas que querem associar uma alimentação saudável à prática de atividade esportiva e mesmo para quem já realiza algum tipo de treinamento e deseja prosseguir em seu programa de condicionamento físico com informações completas para adequar ou aprimorar sua performance.



82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page